Podcast DO ZERO

Bem vindos ao podcast Do Zero. Um podcast sobre sustentabilidade e uma vida com menos desperdício.
É assim que vos vou receber, quinzenalmente, por aqui.
É assim que vão começar as nossas conversas.
Comigo, sentada no estúdio da Podling, de headphones maiores que eu, a falar para um microfone como se estivesse convosco à conversa.
Sei que falo rápido, que engulo sílabas e devoro palavras. Sei que me entusiasmo quando os temas me são queridos, que subo os decibéis quando estou nervosa e que, depois, respiro fundo convosco e volto a mim.
Sei que a informação é densa e o tempo, hoje em dia, escasso.
O que vos prometo é que, em cada podcast, levo a matéria bem estudada, para vos transmitir informação complexa, da maneira mais simples que consigo.
Bem vindos ao podcast do Zero. Obrigada por entrarem nesta conversa comigo.

Radio Public

Hoje falamos de óleo de palma, uma cultura muito atacada em termos de sustentabilidade, nada consensual, mesmo entre ambientalistas. Em resumo: a maioria do óleo de palma usado no mundo é altamente danosa para o ambiente, por ser produzida de um modo intensivista que destrói ecossistemas. Mas... o óleo de palma é o óleo mais eficiente de produzir. Representa 35% da procura mundial por óleo vegetal e ocupa apenas 10% de terra.

Este episódio é patrocinado por FloraPlant. E o que tem Flora Plant a ver com óleo de palma certificado?

Cada grama de óleo de palma de Flora Plant é certificado RSPO e a Upfield (empresa que detém a marca) faz garantir que toda a cadeia de fábricas e procedimentos é transparente, não gera desflorestação, respeita os direitos humanos e trabalha com ONGs, comunidades e governos para melhorar as políticas de extração de óleo de palma.

Referências mencionadas:

·  Science | AAAS. 2020. Courting Controversy, Scientists Team With Industry To Tackle One Of The World’S Most Destructive Crops. [online] Available at: <https://www.sciencemag.org/news/2019/07/courting-controversy-scientists-team-industry-tackle-one-world-s-most-destructive-crops> [Accessed 23 December 2020].

·  Rochmyaningsih, D., 2020. Making Peace With Oil Palm. [online] Science. Available at: <https://science.sciencemag.org/content/365/6449/112.full> [Accessed 23 December 2020].

·  BEFTA http://oilpalmbiodiversity.com/a-break-from-oil-palm/

·  Nurfatriani, F., Ramawati, Sari, G. and Komarudin, H., 2019. Optimization of Crude Palm Oil Fund to Support Smallholder Oil Palm Replanting in Reducing Deforestation in Indonesia. Sustainability, 11(18), p.4914.

·  Sugden, A., 2018. Certification of oil palm production. Science, 359(6374), pp.408.1-409.

·  Stone, R., 2007. Can Palm Oil Plantations Come Clean?. Science, 317(5844), pp.1491-1491.

Hoje falamos de greenwashing. Da diferença entre Greenwashing e Greenmarketing. Falamos da legislação que está a começar a surgir na União Europeia e dos vários tipos de greenwashing existentes. Damos exemplos práticos, sempre tendo consciência de que mesmo as empresas que são efetivamente mais sustentáveis, incorrem, sem saberem ou sem pensarem muito no assunto, em greenwashing.

Legislação na União Europeia (New Circular Economy Action Plan) –

https://ec.europa.eu/environment/circular-economy/pdf/new_circular_economy_action_plan.pdf

https://ec.europa.eu/environment/eussd/smgp/initiative_on_green_claims.htm

Nota: o plano de que falava na Nestlé é o Cocoa Plan

Vamos a um dos episódios mais pedidos de sempre: carros elétricos! Qual o seu impacto? O lítio é melhor ou pior do que os combustíveis fósseis? É mais sustentável ter um carro elétrico, se o lítio também não é renovável e se o descarte das baterias é poluente?

E os carros a hidrogénio, são melhor opção?

Como sempre, deixo abaixo as referências do episódio:

Relatório da IEA (Junho 2020) - https://www.iea.org/reports/electric-vehicles

Emissões médias de veículos de passageiros com motor de combustão (EPA) - https://www.epa.gov/greenvehicles/greenhouse-gas-emissions-typical-passenger-vehicle

Gráfico da EEA com mix energético dos diferentes países -

https://www.eea.europa.eu/data-and-maps/indicators/overview-of-the-electricity-production-2/assessment-4

Fueleconomy – site onde podem comparar diferentes carros

Fueleconomy.gov

Notícia sobre o lítio em Portugal

https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/grandes-reportagens/1221-o-litio-pode-ser-a-energia-do-futuro-e-ha-abundancia-em-portugal

Toyota – carros a hidrogénio de segunda geração:

https://www.toyota.pt/world-of-toyota/articles-news-events/2020/Toyota-avanca-mobilidade-a-hidrogenio-com-2a-geracao-Mirai.json

Observatório Agora Energiewende

https://www.agora-energiewende.de/en/

Projeto Europeu de reciclagem de baterias

https://www.inesctec.pt/pt/projetos/pocityf

No episódio de hoje, vamos falar da mobilidade urbana.

Falaremos das emissões associadas ao transporte, da qualidade da mobilidade e vida nos espaços urbanos,

Falaremos de soluções como a promoção da existência de mais centros populacionais, descentralizando os grandes centros urbanos, de deslocações intramunicipais e de transporte sustentável (como melhorias na mobilidade coletiva, através de sharing e big data), de diminuição da velocidade máxima permitida (sim, leram bem!), de redes pedonais e cicláveis e de estratégias de trabalho que melhorem a mobilidade, como a flexibilidade horária ou o teletrabalho).

Apresentaremos os conceitos LEED e “Cidade 15 minutos” e concluímos, como não podia deixar de ser num tema destes, a falar sobre inclusão e desigualdades na mobilidade urbana.

Links:

EEA, 2019

https://www.eea.europa.eu/publications/air-quality-in-europe-2019

Eurofund 2017

https://www.eurofound.europa.eu/publications/report/2018/annual-review-of-working-life-2017

ERSO 2018

https://ec.europa.eu/transport/road_safety/sites/roadsafety/files/pdf/statistics/dacota/bfs2018_infographics.pdf

Redução do limite de velocidade nas auto-estradas - https://www.eea.europa.eu/articles/reducing-speed-limits-on-motorways

Site da BCSD Portugal (para ler sobre os ODS)

https://www.bcsdportugal.org/

Sistema de classificação LEED

https://www.usgbc.org/leed

Mais informação sobre Cidades 15 minutos

https://www.ft.com/content/c1a53744-90d5-4560-9e3f-17ce06aba69a

Relatório CIVITAS

https://civitas.eu/sites/default/files/civ_pol-07_m_web.pdf

Big Data nos transportes públicos:

Zannat, K., Choudhury, C.F. Emerging Big Data Sources for Public Transport Planning: A Systematic Review on Current State of Art and Future Research Directions. J Indian Inst Sci 99, 601–619 (2019). https://doi.org/10.1007/s41745-019-00125-9

Big Data em São Paulo

https://channels.theinnovationenterprise.com/articles/big-data-s-impact-on-public-transportation

Big Data em Dublin

https://www.intelligent-mobility-xperience.com/how-big-data-analytics-is-improving-public-transport-a-945879/

Hoje falamos sobre depilação e sustentabilidade!

São muitas as vezes em que me perguntam qual o método de depilação mais sustentável e espero, com este episódio, esclarecer como podemos, de certo modo, medir o impacto dos vários métodos.

Vamos falar de depilação a laser, depiladoras elétricas, máquinas de cera quente, cera caseira com mel/açúcar e lâminas reutilizáveis.

Links mencionados:

- Artigo da Miranda By Sapo: https://miranda.sapo.pt/autor/catarina-barreiros

- Fator de conversão energética para Portugal retirado de:  https://www.carbonfootprint.com/docs/2019_06_emissions_factors_sources_for_2019_electricity.pdf

- Pegada hídrica (da cana de açúcar): https://waterfootprint.org/en/resources/interactive-tools/product-gallery/

- Estudo sobre extração mineira (Dold 2008)

Dold, B. Sustainability in metal mining: from exploration, over processing to mine waste management. Rev Environ Sci Biotechnol 7, 275 (2008). https://doi.org/10.1007/s11157-008-9142-y

- Estudo sobre novas tecnologias, mais sustentáveis, de extração mineira

Martin Glavinović, Michael Krause, Linju Yang, John A. McLeod, Lijia Liu, Kim M. Baines, Tomislav Friščić, Jean-Philip Lumb. A chlorine-free protocol for processing germanium. Science Advances, 2017; 3 (5): e1700149 DOI: 10.1126/sciadv.1700149

PS: perdoem a quantidade de vezes que disse “ok” ao longo do episódio, ok?

Novo episódio do Podcast Do Zero. Hoje, sobre um tema que o macaco Gervásio já conhece, mas do qual ainda é necessário falar. Reciclagem, pois claro!

O que vão poder ouvir no podcast?

- Porque devemos reciclar (falaremos de poupança de energia, matérias primas e redução de resíduos em aterros)

- Qual a percentagem de resíduos reciclados em Portugal, de acordo com a Eurostat, a SPV e a Zero (os números são diferentes e vou explicar porquê)?

- Como correu a reciclagem em Portugal, durante o confinamento?

- Qual o percurso dos resíduos desde as nossas casas até à reciclagem (Ecoponto – ETL, com fases mecânica, magnética, ótica e manual – Reciclagem)

- Quem paga a reciclagem? Se já pago na minha fatura da água uma taxa de resíduos, ainda tenho de reciclar porquê?

- Mitos da reciclagem: Vai tudo para o mesmo sítio nos camiões? Tenho de lavar embalagens antes de colocar no ecoponto? A caixa da pizza é reciclável? E o papel molhado? E as latas? Para que ecoponto deve ir o pacote de leite? Todo o vidro deve ir para o ecoponto verde? E para onde vão objetos que têm materiais mistos, como os envelopes com janelas?

Se têm dúvidas nalgum dos pontos acima, toca a ir ouvir o podcast! É que cada português produz 473Kg de resíduos por ano, o que representa um custo de 755 milhões de Euros em recolha e tratamento de resíduos. Isto corresponde a mais de 75€/pessoa/ano. Da nossa parte, podemos aprender a escolher produtos embalados, tendo em conta critérios simples, como escolher embalagens incolores em vez de coloridas (ou, no caso das PET, embalagens transparentes em vez de opacas), evitar comprar produtos com embalagens pretas, que dificultam a leitura óptica na triagem e evitar também comprar embalagens cujo rótulo ocupe mais de 1/3 da embalagem (porque também dificulta a leitura óptica).

Com 15 vezes mais ecopontos do que farmácias (e 3 vezes mais do que caixas de multibanco), qual é mesmo a desculpa para não reciclar?

Links e recursos mencionados neste episódio:

·  Onde fica o ecoponto mais perto? - https://www.pontoverde.pt/pontoverde_portugal.php?idConcelho=Seleccione+o+seu+munic%C3%ADpio%3A

·  Combinações de materiais mais fáceis de reciclar:https://www.pontoverdelab.pt/pack4recycling/pack4recycling/

·  Mitos da Reciclagem - https://www.recicla.pt/vai-tudo-para-o-mesmo-sitio-e-outros-mitos-sobre-reciclagem/

·  Aplicação de reciclagem: WasteApp da Quercus (formato online: https://www.wasteapp.pt/)

·  Site da Sociedade Ponto Verde, com muita informação - https://www.pontoverde.pt/

Neste quarto episódio da Segunda Temporada, falamos de Higiene Menstrual. Falamos dos 46 biliões de produtos menstruais descartáveis utilizados na Europa, em 2017, que geram 590 mil toneladas de lixo (REZERO 2019). Percebemos que, ao utilizar um copo menstrual em vez de pensos descartáveis, podemos poupar 26.1 kg de CO2eq a cada cinco anos (e poupar até 4400€ numa vida).

Falamos ainda das opções reutilizáveis que existem e das vantagens e desvantagens de cada: pensos reutilizáveis, copos e discos menstruais, roupa interior para menstruação, pensos labiais, tampões reutilizáveis e até aplicadores de tampões reutilizáveis, para quem não está pronto para deixar já os tampões descartáveis, mas quer dar um passo na direção certa.

Links que mencionei:

Quizz para descobrir o melhor copo menstrual para cada fisionomia: https://putacupinit.com/quiz/

Disco menstrual da Intimina, de que falo no podcast: https://www.intimina.com/ziggy-cup

Pensos reutilizáveis Fluffy Organic, de que falo no podcast: https://www.fluffyorganicandeco.pt/category/pensos-reutilizaveis

Tampões Reutilizáveis: https://imsevimse.co.uk/product/reusable-organic-tampons-8-pack/

DIY tampões reutilizáveis: https://www.youtube.com/watch?v=AsrNCt0pZSM

Aplicador de tampão reutilizável: https://wearedame.co/

Cuecas menstruais Modibodi, de que falo no podcast: https://eu.modibodi.com/

No episódio de hoje temos uma conversa mais informal, sobre como lidar com as pessoas que nos rodeiam quando estamos a tentar levar um estilo de vida mais sustentável.

Falamos de estigma e dissonância cognitiva, falamos de estratégias para lidar com cépticos e “humoristas de bancada”. De como dar o exemplo, de como nos adaptarmos às situações sociais. De normalizar o que é estigmatizado. De errar e assumir o erro. De incluir os que nos rodeiam nos nossos erros, lembrando-nos que viver um modo vida mais sustentável é um desafio à comunidade afetiva dominante que celebra os prazeres do consumismo cómodo e inconsciente. E que a mudança leva tempo.

Um obrigada muito grande à Sara (@veganportuguesa) pela ajuda na compreensão nos conceitos de estigma e dissonância cognitiva. Deixo a página dela, que recomendo neste podcast: https://www.instagram.com/veganportuguesa/

Estudos que a Sara me mostrou:

Twine (2014): https://www.researchgate.net/publication/307769847_Vegan_Killjoys_at_the_Table-Contesting_Happiness_and_Negotiating_Relationships_with_Food_Practices

Buttny & Kinefuchi (2020): https://www.researchgate.net/publication/342867462_Vegans'_problem_stories_Negotiating_vegan_identity_in_dealing_with_omnivores

Buttlar & Whalter (2019): https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30825492/

Kunst & Hohle (2016): https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27405101/

Neste episódio falamos de outro gesto com muito impacto na mitigação das emissões de CO2e: a adoção de dietas de base vegetal. Falamos do impacto dos alimentos em termos carbónicos e hídricos, falamos das recomendações que existem para dietas saudáveis e sustentáveis e desmistificamos o que é uma alimentação de base vegetal.

Este episódio teve o apoio à produção da CGarden, uma solução de horta urbana desenhada e produzida em Portugal, da qual fui orgulhosamente das primeiras clientes. Espreitem a horta em https://www.cgarden.pt/ !

Artigos/estudos referidos:
Poore & Nemecek (2018)

https://science.sciencemag.org/content/360/6392/987

Calculadora BBC

https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-46459714

APA - Números do impacto da pecuária em Portugal

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/vacas-lideram-aumento-das-emissoes-de-metano-em-portugal-11386638.html

Relatório da comissão EAT-LANCET

https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)31788-4/fulltext

Régua "Deixem-me crescer" do Oceanário de Lisboa

https://www.oceanario.pt/content/files/regua_deixem_me_crescer_oceanario_de_lisboa.pdf

Cartão SOS Oceanos do Oceanário de Lisboa

https://www.oceanario.pt/content/files/cartao_sos_oceano.pdf

Veggie Kit da Associação Vegetariana Portuguesa

https://www.veggiekit.pt/

Aplicações e páginas referidas:

Sandra Gomes Silva - https://www.instagram.com/ovegetariano.pt/

Vânia Ribeiro - https://www.instagram.com/madebychoices/

Simplesmente Vegan - https://www.instagram.com/simplesmentevegan/

Ana Isabel Monteiro - https://www.instagram.com/laranja.lima.nutricao/

Neste episódio falamos do gesto com mais impacto na mitigação das emissões de CO2e: o desperdício alimentar. Falamos do seu impacto, das consequências e do que podemos fazer para o combater.

Este episódio teve o apoio à produção da CGarden, uma solução de horta urbana desenhada e produzida em Portugal, da qual fui orgulhosamente das primeiras clientes. Espreitem a horta em https://www.cgarden.pt/ !

Artigos/estudos referidos:

Holt-Giménez et al, 2012

https://www.researchgate.net/publication/241746569_We_Already_Grow_Enough_Food_for_10_Billion_People_and_Still_Can't_End_Hunger/citation/download

Projeto Drawdown

https://www.drawdown.org/solutions/reduced-food-waste

Relatório das Nações Unidas pelo direito à alimentação

https://www2.ohchr.org/english/issues/food/docs/A-HRC-16-49.pdf

FAO

http://www.fao.org/platform-food-loss-waste/en/

APED - Datas de validade

https://www.youtube.com/watch?v=AglQZcALRg4

Aplicações e páginas referidas:

TooGoodToGo - https://toogoodtogo.pt/pt

Phenix - https://wearephenix.com/pt-pt/

OLIO - https://olioex.com/

Save the Food - https://savethefood.com/

Excel do Zero - https://app.podia.com/products/excel-do-zero

Cookidoo - https://cookidoo.pt/

Joana Costa Roque - https://www.instagram.com/joanacostaroque/

Se te interessou o tema do desperdício alimentar e gostavas de saber mais sobre o impacto das nossas escolhas na cozinha, tenho um workshop 100% online para fazeres ao teu ritmo: Workshop Cozinha do Zero - https://catarinabarreiros.podia.com/ff576f0f-93c8-41b9-a5cd-6983fbc0f69e

Se acabaste de te iniciar no mundo da sustentabilidade, existe o workshop Começar do Zero - https://catarinabarreiros.podia.com/workshop-comecar-do-zero


Bem-vindos à segunda temporada do podcast Do Zero, um podcast onde se fala de sustentabilidade e de uma vida com menos desperdício.

Hoje falamos de compostagem!

- O que é

- Qual o enquadramento legislativo (europeu) no que diz respeito à recolha seletiva de bioresíduos para compostagem

- Quais os "números" da gestão de resíduos em Portugal

- A viabilidade ambiental e económica da recolha seletiva de bioresíduos para valorização

- Vantagens e desvantagens da compostagem industrial

- A compostagem doméstica: vantagens e como fazer (incluindo como montar e cuidar de um compostor em casa)


As referências mencionadas incluem:

- Estudo de viabilidade de recolha e tratamento de bioresíduos em Portugal, pela APA e EY (2019) https://apambiente.pt/_zdata/Politicas/Residuos/EstudoBiorresiduos2019.pdf

- Dados do Project Drawdown sobre compostagem: https://www.drawdown.org/solutions/composting

- Sobre as emisões de GEE em Portugal, pela APA (2017): https://apambiente.pt/_zdata/Inventario/March2019/NIR_global_2019_(15_March).pdf

- Relatório do Estado do Ambiente Portugal 2017 (APA): https://sniambgeoviewer.apambiente.pt/GeoDocs/geoportaldocs/REA/REA2017/RelatorioEstadoAmbiente2017.pdf

- Estudo Arcadis e Eunomia: https://ec.europa.eu/environment/waste/compost/pdf/ia_biowaste%20-%20final%20report.pdf

- Sobre os bioplásticos e a certificação de compostagem industrial: https://docs.european-bioplastics.org/publications/bp/EUBP_BP_En_13432.pdf

- Sobre as certificações de compostagem doméstica: https://docs.european-bioplastics.org/publications/pp/EUBP_PP_Home_composting.pdf

- Exemplos de Tumbler Composting Bins, de que falei no episódio para compostagem aeróbia sem ser em jardim: https://www.amazon.com/Best-Sellers-Garden-Outdoor-Composting-Tumblers/zgbs/lawn-garden/9001158011

- Como construir um vermicompostor em casa: https://www.misspotplant.com.au/how-to-make-a-diy-worm-farm/


Na China, a NASA e a EPA registaram uma redução significativa das emissões de dióxido de nitrogénio entre Janeiro e Fevereiro, devido ao abrandamento económico durante a quarentena - https://earthobservatory.nasa.gov/images/146362/airborne-nitrogen-dioxide-plummets-over-china

Ainda na China, o CREA explica que as emissões de CO2 reduziram 25% devido às medidas para conter o vírus  - https://www.carbonbrief.org/analysis-coronavirus-has-temporarily-reduced-chinas-co2-emissions-by-a-quarter

Em Itália, durante a quarentena, dados de satélite mostram uma redução das emissões de dióxido de nitrogénio na Região Norte (uma das mais afetadas pelo COVID-19 e também onde existe maior concentração de indústria) - https://earthobservatory.nasa.gov/blogs/earthmatters/2020/03/13/airborne-nitrogen-dioxide-decreases-over-italy/

Nos EUA, devido ao abrandamento do transporte, as emissões reduziram na ordem dos 7.5%  - https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-07/u-s-slashes-carbon-emissions-forecast-as-people-stay-home

Na Índia, durante o recolher obrigatório de dia 22/03, registou-se o nível médio mais baixo de poluição resultante de dióxido de nitrogénio de sempre (!) na Primavera, de acordo com o CREA  - https://energyandcleanair.org/janata-curfew-pollution-levels/

Estamos longe de poder afirmar que o COVID-19 veio ajudar a sustentabilidade. Nenhuma pandemia ou nada que coloque em perigo a saúde (e a vida) humana poderá ser considerado “benéfico” para a humanidade. Esta pandemia veio agitar a sociedade, colocar pressão nos já frágeis sistemas de saúde, alterar a estabilidade das economias... mas teve consequências, como as acima, que temos de avaliar para saber o que fazer a partir de agora. A Bain&Company publicou um artigo* onde explica que, para alguns sectores, a sustentabilidade a curto prazo poderá estar em causa (turismo, restauração, algum retalho) porque as empresas estão em modo “sobrevivência”. Aliás, nos EUA, a EPA vai aliviar as medidas de combate à poluição, de modo a ajudar as empresas. No entanto, o European Council já veio dizer que o “GreenDeal” Europeu não será abandonado  e as ações das empresas com os fatores ESG mais elevados - os ESG ajudam a reduzir e avaliar o risco das empresas em relação a Ambiente (Environment), impacto Social e modelos de Governo - são as que têm estado mais estáveis e as que têm atraído o interesse de investidores Asiáticos.

Também o teletrabalho e o trabalho por turnos estão a dar frutos, com as empresas a perceberem que existe aqui uma maneira de poupar recursos e de valorizar os colaboradores (melhor ainda se as reuniões de teletrabalho forem realizadas através de empresas como a Microsoft, Adobe e Google que operam com energias limpas).

Durante a recessão de 2008, muitos previram que a sustentabilidade iria ficar esquecida. Verificou-se cada vez mais investimento em sustentabilidade e, se esta pandemia nos mostrou alguma coisa, é que quem está mais preparado e age mais depressa, tem melhores resultados.

Vamos passar por momentos diferentes (e difíceis), mas a longo prazo a estratégia em prol da sustentabilidade pode manter-se. Depende de nós, das empresas e das entidades políticas.

*https://www.bain.com/insights/covid-19-gives-sustainability-a-dress-rehearsal/

Visitem o site para descobrirem mais sobre o meu trabalho na área da sustentabilidade: www.do-zero.pt

O artigo sobre o Papel Higiénico que deu origem a este episódio e que mencionei encontra-se em: https://do-zero.pt/2019/08/papel-higienico/

Eis os links que prometi que deixava:

- Hello Tushy "Assento de Bidé para sanita" https://hellotushy.com/

- Sonny "Bidé Portátil" https://sonny.com/

- CuloClean "Bidé Portátil" https://culoclean.com/

- Who Gives a Crap "Papel Higiénico de Bambu" https://uk.whogivesacrap.org/


Para conhecerem melhor o projeto e como ""cheguei aqui"": https://do-zero.pt/manifesto/

Se gostam do conteúdo que crio e querem ajudar a levar este projeto a bom porto, podem tornar-se meus Patrons aqui: https://patreon.com/DoZero 

Deixo também o link do Buy me a Cofffee, de que vos falei no final do podcast - https://buymeacoffee.com/BJP0NIWVF

Visitem o site para descobrirem mais sobre o meu trabalho na área da sustentabilidade: www.do-zero.pt 

Este podcast vem no seguimento da série #supermercadosemdesperdício, que estou a realizar em parceria (remunerada) com a Auchan. O artigo sobre os Sacos que deu origem a este episódio e que mencionei encontra-se em: https://do-zero.pt/2019/10/supermercado-semdesperdicio-sacos/

Os dados recolhidos e apresentados no podcast foram retirados de relatórios (públicos) e encontram-se em:

- Life cycle assessment of supermarket carrierbags. (2011). Bristol: Environment Agency.

– Cadman, J. (2005). Proposed plastic bag levy. Edinburgh: Scottish Executive.

– Bell, K. and Cave, S. (2011). Comparison of Environmental Impact of Plastic, Paper and Cloth Bags. Northern Ireland Assembly. [online] Available at: http://www.niassembly.gov.uk/globalassets/documents/raise/publications/2011/environment/3611.pdf [Accessed 10 Oct. 2019].

– Lipor.pt. (2019). O papel de cozinha/guardanapo de papel deve ser encaminhado para que contentor do Ecoponto? – Lipor. [online] Available at: https://www.lipor.pt/pt/quiz-lipor/o-papel-de-cozinha-guardanapo-de-papel-deve-ser-encaminhado-para-que-contentor-do-ecoponto/ [Accessed 15 Oct. 2019].

Para conhecerem melhor o projeto e como ""cheguei aqui"": do-zero.pt/manifesto/ 

Se gostam do conteúdo que crio e querem ajudar a levar este projeto a bom porto, podem tornar-se meus Patrons aqui: www.patreon.com/DoZero 

Deixo também o link do Buy me a Cofffee, de que vos falei no final do podcast - www.buymeacoffee.com/BJP0NIWVF

Depois de mais de dois meses ausente, volto com o motivo da minha ausência: maternidade! Hoje falamos da minha (nossa) viagem numa gravidez e (início) de maternidade mais ecológica. Falamos de compras em segunda mão, de fraldas reutilizáveis e das estratégias que adotei para não ceder ao marketing aliciante para grávidas e bebés (e bem sei que é difícil!). Espero que gostem!
Visitem o site para descobrirem mais sobre o meu trabalho na área da sustentabilidade: www.do-zero.pt Este podcast vem no seguimento da série #supermercadosemdesperdício, que estou a realizar em parceria (remunerada) com a Auchan. O artigo sobre a Produção Local que deu origem a este episódio e que mencionei encontra-se em: https://do-zero.pt/2019/09/supermercadosemdesperdicio-producao-local/ Os dados recolhidos e apresentados no podcast foram retirados de relatórios (públicos) das Nações Unidas, relatórios da EAT_Lancet Comission, da FAO e de investigações científicas e encontram-se em: - Ivanova, D., Stadler, K., Steen-Olsen, K., Wood, R., Vita, G., Tukker, A. and Hertwich, E. (2015). Environmental Impact Assessment of Household Consumption. Journal of Industrial Ecology, 20(3), pp.526-536. - Food and Agriculture Organization of the United Nations (2016). Food wastage footprint & Climate Change. [online] Available at: http://www.fao.org/3/a-bb144e.pdf - Lavaens, M. (2017). Do food miles really matter?. [online] Sustainability at Harvard. Available at: https://green.harvard.edu/news/do-food-miles-really-matter - Weber, C. and Matthews, H. (2008). Food-Miles and the Relative Climate Impacts of Food Choices in the United States. Environmental Science & Technology, 42(10), pp.3508-3513. - Wakeland, W., Cholette, S. and Venkat, K. (2011). Food transportation issues and reducing carbon footprint. Food Engineering Series, pp.211-236. - Food and Agriculture Organization of the United Nations (2017). The future of food and agriculture – Trends and challenges. [online] Rome. Available at: http://www.fao.org/3/a-i6583e.pdf - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (2014). Building a common vision for sustainable food and agriculture. PRINCIPLES AND APPROACHES. [online] Rome. Available at: http://www.fao.org/3/a-i3940e.pdf - United Nations Global Compact, KPMG (2017). SDG INDUSTRY MATRIX. Transportation – New Sustainable Development Goals to make our world more: Prosperous • Inclusive • Sustainable • Resilient. [online] Available at: https://home.kpmg/content/dam/kpmg/xx/pdf/2017/05/sdg-transportation.pdf - SociSDG. (2019). SDG 2: Sustainable food production. [online] Available at: http://socisdg.com/en/blog/sdg-2-sustainable-food-production/ Para saberem mais sobre a produção local da Auchan, espreitem este link: https://auchaneeu.auchan.pt/ser-responsavel/produtores/ Para conhecerem melhor o projeto e como ""cheguei aqui"": do-zero.pt/manifesto/ Se gostam do conteúdo que crio e querem ajudar a levar este projeto a bom porto, podem tornar-se meus Patrons aqui: www.patreon.com/DoZero Deixo também o link do Buy me a Cofffee, de que vos falei no final do podcast - www.buymeacoffee.com/BJP0NIWVF
Visitem o site para descobrirem mais sobre o meu trabalho na área da sustentabilidade: www.do-zero.pt Artigo sobre a sobre-população, que mencionei no podcast - https://do-zero.pt/2019/09/a-sobrepopulacao-mito-ou-realidade/ Os dados ecolhidos e apresentados no podcast foram retirados de relatórios (públicos) das Nações Unidas, relatórios da EAT_Lancet Comission, da FAO, de relatórios da BP e de investigações científicas e encontram-se em: - 2019 United Nations, DESA, Population Division. World Population Prospects 2019 (https://population.un.org/wpp/Publications/) - http://www.fao.org/platform-food-loss-waste/en/ - https://eatforum.org/content/uploads/2019/07/EAT-Lancet_Commission_Summary_Report.pdf - Springmann et al (2018). Options for keeping the food system within environmental limits. Nature, 562(7728), pp.519-525. - https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/statistical-review/bp-stats-review-2019-full-report.pdf - Ivanova, D., Stadler, K., Steen-Olsen, K., Wood, R., Vita, G., Tukker, A. and Hertwich, E. (2015). Environmental Impact Assessment of Household Consumption. Journal of Industrial Ecology, 20(3), pp.526-536. Para conhecerem melhor o projeto e como ""cheguei aqui"": https://do-zero.pt/manifesto/ Se gostam do conteúdo que crio e querem ajudar a levar este projeto a bom porto, podem tornar-se meus Patrons aqui: https://www.patreon.com/DoZero Deixo também o link do Buy me a Cofffee, de que vos falei no final do podcast - https://www.buymeacoffee.com/BJP0NIWVF
Visitem o site para descobrirem mais sobre o meu trabalho na área da sustentabilidade: www.do-zero.pt Artigo sobre a sobre-população, que mencionei no podcast - https://do-zero.pt/2019/09/a-sobrepopulacao-mito-ou-realidade/ Os dados populacionais recolhidos e apresentados no podcast foram retirados de relatórios (públicos) das Nações Unidas e encontram-se em: - 2019 United Nations, DESA, Population Division. World Population Prospects 2019 (https://population.un.org/wpp/Publications/) Para conhecerem melhor o projeto e como ""cheguei aqui"": https://do-zero.pt/manifesto/ Se gostam do conteúdo que crio e querem ajudar a levar este projeto a bom porto, podem tornar-se meus Patrons aqui: https://www.patreon.com/DoZero Deixo também o link do Buy me a Cofffee, de que vos falei no final do podcast - https://www.buymeacoffee.com/BJP0NIWVF
Visitem o site para descobrirem mais sobre o meu trabalho na área da sustentabilidade: www.do-zero.pt Episódio do Podcast do Gonçalo Catarino, para o qual fui convidada recentemente - https://soundcloud.com/gtalks/ep-09-catarina-ferreira-pinto-desperdicio-zero (O Gonçalo é também o autor da fotografia que tenho aqui no Soundcloud. Obrigada Gonçalo!) Artigo sobre o papel higiénico - https://do-zero.pt/2019/08/papel-higienico/ Episódio do Podcast do Gonçalo Catarina em que a Kaleigh Nunes é entrevistada - https://soundcloud.com/gtalks/e8-kaleigh-nunes-a-sustentabilidade-e-a-industria-da-moda Para conhecerem melhor o projeto e como ""cheguei aqui"": https://do-zero.pt/manifesto/ Se gostam do conteúdo que crio e querem ajudar a levar este projeto a bom porto, podem tornar-se meus Patrons aqui: https://www.patreon.com/DoZero Deixo também o link do Buy me a Cofffee, de que vos falei no final do podcast - https://www.buymeacoffee.com/BJP0NIWVF