OS NOSSO VALORES

Se acompanham a loja desde o seu início, sabem que somos sonhadores. Há coisas que à primeira vista poderão não parecer exequíveis em termos de logística e, no entanto, fazemo-las acontecer Por isso, decidimos deixar-vos alguns dos valores pelos quais nos pautamos – ou não acreditássemos nós que o caminho só é possível se formos transparentes e se medirmos o nosso impacto.

REDUÇÃO

Do lixo criado, aos Km percorridos nas entregas, passando pelos Km que nos separam dos nossos fornecedores, até mesmo à água e energia que gastamos ou à maneira como entregamos as nossas encomendas, priorizamos a redução.

  • Ao utilizarmos um carro elétrico para realizar a entrega das encomendas na zona de Lisboa, conseguimos evitar a libertação de mais de 1 tonelada de CO2
  • Desde o primeiro dia que todas as entregas feitas por transportadora incluem compensação carbónica. Desde 2022 que as entregas da DPD são recolhidas na nossa loja através de uma carrinha elétrica
  • 50% dos nossos produtos são produzidos em Portugal e 72% na Europa. Procuramos sempre em primeiro lugar, opções boas para o ambiente e para os nossos clientes, que sejam produzidas na Europa. Só quando não conseguimos que assim seja, procuramos marcas e produtos feitos de modo transparente e responsável fora da Europa.
  • Ajudamos os nossos clientes a reduzir a quantidade de lixo indiferenciado, tendo-nos tornado pontos de recolha de alguns resíduos difíceis de reciclar. Recebemos no nosso armazém Guarda chuvas estragados, Rolhas de cortiça, Escovas de dentes e cerdas de escovas de plástico, Óleo Alimentar Usado

REUTILIZAÇÃO

Um dos R mais importantes para nós! Reutilizamos todos os materiais que se apresentem devidamente higienizados e em bom estado para utilizar nas nossas encomendas, seja para enviar o conteúdo das mesmas, seja para encher o granel de diversos produtos que fazem parte do nosso catálogo. Incentivamos, numa lógica de economia circular e comunidade, que os nossos clientes nos façam chegar caixas, sacos e embalagens que se encontrem em bom estado, quer através de uma visita ao nosso armazém, quer através do nosso sistema de logística inversa – podem ler mais AQUI.

  • Reutilizámos mais de 12 mil caixas e sacos para entregar encomendas
  • Reutilizámos mais de 5600 embalagens para encher o granel de detergentes e outros produtos
  • Poupámos mais de 10 mil metros de tecido com a parceria que fizemos com a Puranna, na realização de produtos têxteis para cama, mesas, aventais e babetes, com tecidos que eram considerados “desperdício” de fábricas nacionais
  • Ajudámos dezenas de clientes a fazer mudanças sem desperdício, emprestando ou doando caixas de grandes dimensões que temos mais dificuldade em reutilizar para encomendas (se forem fazer uma mudança, enviem-nos um Whatsapp para saberem se temos caixas disponíveis!)

RESPONSABILIDADE

O sentido de comunidade que nos move faz-nos perceber que, enquanto empresa, temos responsabilidade para com os nossos clientes, a nossa equipa e o nosso mundo. Assim, encaramos a responsabilidade como a nossa missão. Esta responsabilidade vem também do facto de o início do nosso projeto ter começado com a Educação. Antes de sermos uma loja, já éramos um blogue, uma comunidade no Instagram da nossa sócia-fundadora e um podcast dedicados à sustentabilidade. Mantemos esse sentido de missão desde o início e, agora, na Loja Do Zero, usamos a oportunidade do consumo para falar sobre a importância de o reduzir e de o fazer de modo mais responsável. Por isso, não estranhem se virem, em algumas páginas de produtos, sugestões DIY com o que têm em casa, que evitam terem de comprar o produto em questão.

  • Garantimos salários justos e em condições dignas. O nosso salário mais baixo é mais de 20% acima do salário mínimo nacional e a relação entre o salário mais baixo e o mais alto é apenas do dobro (quando, em Portugal, a média é cerca de 10 vezes superior).
  • Oferecemos flexibilidade horária e laboral à nossa equipa sempre que o cargo o permite, para conseguirem agilizar a vida pessoal do melhor modo ou mesmo para descansar em dias em que a saúde física ou mental estiver fragilizada, como por exemplo (mas não apenas) dias de menstruação.
  • Crianças e animais são bem vindos no nosso armazém. Sempre que a equipa assim o desejar, pode trazer os filhos para o trabalho, até para facilitar a amamentação de bebés e crianças lactentes. Ainda assim, incentivamos a que façam uso dos seus direitos plenos no que diz respeito às licenças parentais.
  • Fizémos a nossa primeira contratação através da Academia SEMEAR
  • Para além de contratarmos dentro da comunidade LGBTQI+, fazemos questão de que as nossas comunicações sejam neutras e inclusivas, desde a descrição dos produtos que vendemos, aos nossos posts nas redes sociais. Queremos que a nossa loja seja um local de acolhimento para toda a comunidade e pedimos, por favor, a vossa ajuda, sempre que detetarem que não cumprimos com esta missão.
  • Em 2021 doámos um valor total de 8547,37€ para instituições sociais e ambientais: Ocean Alive (somos padrinhos de uma pradaria marinha), Verde Associação, SEMEAR, Just a Change, AMAL.
  • Em Novembro de 2021, iniciámos uma parceria com a GoParity para sermos investidores em projetos de impacto. Comprometemo-nos a investir 0,21€ de cada encomenda (correspondente a mais de 2x o que seria normalmente considerado para compensação carbónica para a nossa operação, por encomenda) em projetos de impacto social e ambiental. Até ao final do primeiro trimestre de 2022, o nosso investimento estava em mais de 1200€.
  • Trabalhamos continuamente com os nossos fornecedores para melhorar processos e diminuir o desperdício e a pegada carbónica das operações em comum. Isto passa por pedir alterações de packaging, de modo a que utilize menos material e seja e mais facilmente reciclável, acondicionarmos em Portugal alguns produtos nas suas embalagens, criar circuitos de devolução de embalagens, entre outros.

Desde o início da Loja Do Zero, em Novembro de 2020 até hoje, conseguimos resultados que foram para além do que podíamos imaginar. Por isso, não podíamos deixar de agradecer a todos os nossos clientes por tornarem esta uma realidade. O-BRI-GA-DO!

Sabemos também que há muitos caminho a fazer e muito por onde melhorar, pelo que continuaremos a abraçar este projeto para conseguirmos continuar a melhorar e para que possamos chegar ainda a mais pessoas, sempre na missão de transformar o mundo num lugar mais sustentável, mais amigo da Natureza e das pessoas.