Pincinox
A Pincinox nasceu do desejo de Louis Violet criar um objeto simples e útil que melhorasse a vida quotidiana. Uma mola de aço inóxidável feita artesanalmente na sua oficina, em Vitrolles, em 1970.
Em 1968, trabalhou como assistente de laboratório numa refinaria (e como inventor!) e fabricou a sua primeira mola. Cortou um pedaço de aço inoxidável de um tambor de uma máquina de lavar e moldando-o à mão com um alicate de pontas redondas.
A meio dos anos 2000, a Pincinox sofreu com uma imitação das suas molas a serem produzidas na China. A qualidade era inferior e as molas partiam e enferrujavam. Ainda assim, a entrada no mercado desta imitação, fez com que tivessem de cortar algum investimento.
Foi o facto de os clientes serem leais e atestarem a qualidade francamente superior da Pincinox que a Pincinox continuou a existir e que pode, hoje em dia, dizer que está viva e de “boa saúde”!
Louis Violet faleceu em 2015 mas, graças aos seus filhos, a história da Pincinox perdura e a marca francesa e o seu savoir faire continuam a fazer sucesso em todo o mundo.