Como expedimos?

EMBALAMENTO

Tentamos sempre reaproveitar o que já existe. Por esse motivo, reutilizamos caixas dos nossos fornecedores ou que nos tenham sido enviadas, para fazer os envios das encomendas. Reutilizamos também caixas que os nosso clientes nos enviem (vejam abaixo como!).

Quando é necessário recorrer a caixas novas, optamos por caixas de cartão 100% reciclado, que nos chegam espalmadas, para tornar o envio mais eficiente.

Estamos ainda a trabalhar numa embalagem reutilizável, por isso estejam atentos à newsletter, que podem subscrever AQUI.

Também o enchimento das nossas caixas é feito com jornais, revistas e todo o tipo de enchimentos reutilizados que nos façam chegar. Se souberem de empresas que geram este tipo de desperdícios ou tiverem vocês em casa, não hesitem em dizer-nos!

As nossas etiquetas são a única parte do embalamento que é nova. São feitas com papel reciclado e reciclável. Optámos por etiquetas em vez de, por exemplo, carimbos, porque a nossa ideia é que a própria etiqueta permita substituir a fita cola de papel utilizada para fechar a caixa. Fita por fita, mais vale ir logo a etiqueta com as nossas informações. Esta etiqueta tem o link para a página que estão a ler, para que saibam sempre como nos podem fazer chegar as embalagens usadas. Outra opção seria ter a caixa impressa com as informações, mas ainda não temos dimensão para esse tipo de investimento. Lá chegaremos!

Quando se compram produtos a granel na Do Zero, também as embalagens que utilizamos para encher são reutilizadas. Recebemos de amigos e clientes vários tipos de embalagem que ainda faça parte da vossa vida. Idealmente, todos conseguiriam viver sem estas embalagens, mas sabemos que não é ainda a realidade de muitos e queremos, pelo menos, ajudar-vos a reutilizar estas embalagens antes de serem colocadas no ecoponto. Sabemos também que muitos vivem com familiares e amigos que não estão ligados a esta temática. Sabemos o frustrante que pode ser e estamos aqui para que nos possam enviar as embalagens que esses familiares e amigos ainda utilizam.

Se quiser enviar-nos materiais para reutilizarmos no nosso embalamento, aceitamos (desde que em bom estado):

– Caixas de cartão e material de acondicionamento (revistas, jornais, papel bolha, papel de enchimento, caixas de ovos)

– Frascos de vidro de produtos alimentares (leguminosas, compotas, molhos e polpas) ou produtos cosméticos (óleos, sérums) lavados, sem rótulo nem cola

– Embalagens plásticas de detergentes, produtos cosméticos e alimentares lavadas, sem rótulo nem cola (garrafas de água, sumo, compotas…)

Para enviar estes materiais basta, na próxima encomenda, escolher a opção “Envio para ponto pickup DPD com devolução de embalagem em ponto pickup”. A sua encomenda será entregue no ponto PickUp que escolher e, dentro da caixa, estará já uma etiqueta para a devolução. Assim, basta colocar os materiais que tiver dentro da caixa, colar a etiqueta por cima da que vem na embalagem e entregar novamente no ponto PickUp escolhido. Assim que recebermos a encomenda, será emitido um vale de, pelo menos, 3,69€ (uma vez que o shipping de Envio+Recolha é 3,69€ mais caro do que o shipping normal para um ponto PickUp), que poderá utilizar em compras futuras.

ENVIOS

Recolha na sede – gratuito

Se estiver perto de nós (ou conhecer alguém que esteja), pode escolher a opção gratuita de levantamento na loja, no Lumiar. Basta colocar na descrição o melhor dia/hora para a recolha, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou enviar-nos um e-mail para [email protected] com a mesma informação. À partida, apenas conseguiremos agendar entregas na sede para o dia seguinte (pelo menos 24h) à encomenda ser realizada. No entanto, pode enviar-nos um e-mail antes de realizar a encomenda, para saber se é possível a recolha ser feita no próprio dia. Se conseguirmos, faremos os possíveis por atender o pedido.

A nossa sede fica na Rua do Lumiar (o número da porta será enviado por e-mail a quem escolher esta opção)

Envio para ponto PickUp – Portes grátis acima de 35€

Da nossa sede, para um dos Pontos PickUp da DPP. Existem mais de 600 pontos PickUp em Portugal, que pode encontrar AQUI. A escolha destes pontos permite ir buscar a encomenda em horário alargado, todos os dias da semana. Escolha o ponto mais perto de si ou que fique mais “em caminho” e que não implique viagens propositadas. Escolher esta opção tem 3 vantagens:

  1. Não tem de se preocupar com estar alguém em casa para recolher a embalagem
  2. É mais económico
  3. Poupa emissões carbónicas

Nota: Não nos é possível de momento oferecer os portes de envio para as ilhas (Açores e Madeira).

Envio + Recolha (entre pontos Pickup) – Portes grátis acima de 50€

Esta opção permite devolver-nos a caixa, para que possa ser novamente utilizada. Recomendamos que, quando o fizer, aproveite para enviar também embalagens e outros materiais de acondicionamento que possamos utilizar, rentabilizando assim os kM percorridos para nos fazer chegar a caixa. A encomenda chega até ao ponto PickUp que selecionar e, depois, deverá entregar a caixa no mesmo ponto PickUp, para nos ser enviada.

Nota: Não nos é possível de momento oferecer os portes de envio para as ilhas (Açores e Madeira).

Envio para morada – Portes grátis acima de 50€

Da nossa sede, diretamente para a morada que nos indicar. Confirme sempre que estará alguém na morada para receber a encomenda. Se, à terceira tentativa de entrega da encomenda, a transportadora não a conseguir realizar, por não se encontrar ninguém na morada para receber, a encomenda irá para os armazéns da DPD e terá de ser realizada nova recolha, que carece de novos custos de envio.

Nota: Não nos é possível de momento oferecer os portes de envio para as ilhas (Açores e Madeira).

A transportadora que escolhemos, DPD, realiza a compensação carbónica (carbon offset) de todos os km que as encomendas percorrem, de modo a que o impacto ambiental do transporte seja mitigado. No final do ano, pediremos ainda o relatório de Km à DPD, para também nós fazermos compensação carbónica. Acreditamos que somos igualmente responsáveis por esta tarefa e não apenas as transportadoras. Se ambos compensarmos as emissões, estamos no bom caminho para gerar impacto positivo em termos carbónico.

Um dos maiores impactos carbónicos associados às encomendas online, prende-se com o facto de, grande parte das vezes, os clientes não estarem na morada indicada para receber a encomenda e ter de se fazer nova tentativa de entrega. Outro peso importante é o associado às muitas viagens que cada carrinha tem de percorrer para enviar cada encomenda. Por isso, deixamos duas recomendações:

  1. Preferir a entrega num Ponto PickUp perto de si. Assim, as carrinhas terão apenas de ir a um local entregar várias encomendas.
  2. Se escolher a entrega em morada própria, garantir que estará alguém na morada para receber a encomenda ou, em última hipótese, deixar escrito nas notas um local vizinho onde o transportador possa deixar a encomenda, caso não a consiga receber (um vizinho, um café, loja…).

Para minimizar estas perdas de eficiência, se não estiver ninguém em casa para receber a encomenda, iremos entregar a mesma num ponto PickUp perto da morada. Avisaremos sempre por SMS em que local foi deixada, claro.