Se há algo que a tentativa de viver um estilo de vida mais sustentável e alinhada com os valores da Natureza nos ensina, é que toda e qualquer ação faz a diferença e contribui para a visão que gostaríamos de um mundo melhor.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apesar de serem desenhados a um nível mais governamental, apresentam uma enorme possibilidade de impacte positivo sobre a esfera privada, das empresas e do indivíduo, para a construção de um planeta mais harmonioso, justo e inclusivo focado nas esferas social, económica e ambiental.
Derivados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, que estiveram em vigor entre 2000 e 2015, e entrados em vigor em 2016, os ODS’s são diretrizes integradas da Agenda 2030, que caracterizam aspirações e prioridades globais, previamente aceites por 193 estados-membros das Nações Unidas.
Em conjunto com o aumento da temperatura, a subida do nível do mar, a diminuição agravante da biodiversidade e destruição de habitats, as consequências das guerras políticas e pandemias são a receita perfeita para uma realidade ainda mais incerta e insegura onde as desigualdades sociais se sobressaem.
Os Objetivos surgem, então, de uma necessidade de alcançar soluções mais concretas e sistémicas para um combate incisivo sobre as desigualdades, a promoção de uma educação e saúde de qualidade e um crescimento económico de mãos dadas com a preservação/conservação do mundo natural e a mitigação das alterações climáticas baseado assim nos 5 princípios: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Um dos motes da Agenda 2030, é o de que «ninguém fica para trás». Os objetivos não excluem as pessoas, nem a natureza, ou dito de outra forma, não incluem um e excluem o outro.
A Agenda 2030 traz uma visão ambiciosa e inovadora na medida em que há uma consciência de que não é possível um equilíbrio se o planeta e as pessoas não trabalharem em conjunto e em prol do bem comum. Porque quando tudo se encontra interligado, o sucesso de cada um torna-se interdependente.
É desta forma que a Do Zero partilha o seu compromisso com estes Objetivos, trazendo consigo a responsabilidade que uma PME deve ter, e que desde o início tem o seu compromisso bem traçado e definido com a sustentabilidade em todos os seus setores.
Estes são alguns dos objetivos em que sentimos poder trazer uma pequena ou grande contribuição:
5. Igualdade de Género
Dentro das nossas políticas, a igualdade de género encontra-se como um pilar importante e central na tomada de decisões.
Como, por exemplo, as mulheres da equipa têm direito a um dia de trabalho durante a sua fase de menstruação, se assim o necessitarem. As mães e os pais têm flexibilidade para trazer os mais pequenos, e facilitamos ainda o teletrabalho em ambas as situações sem necessidade de atestados médicos.
8. Trabalho Digno e Crescimento Económico
Na Do Zero não acreditamos em condições de trabalho precárias, contratos de trabalho de curta duração, estágios não renumerados ou trabalho mal pago, e acreditamos que a indústria da sustentabilidade oferece uma grande oportunidade de crescimento económico para o país e para o mundo.
10. Reduzir as Desigualdades
Tanto nas doações como nos produtos da nossa loja apoiamos marcas e projetos que têm a responsabilidade social como valor central, como é o caso, por exemplo, da Amal, Reshape, FairSquared, OriginalHome (e tantas outras) que trabalham diretamente com populações excluídas, ou que vivem desigualdades sociais acentuadas, apoiando-as ao fornecerem as ferramentas necessárias para que essa situação seja revertida.
12. Produção e Consumo Sustentáveis
Desde os produtos que vendemos de marcas mais responsáveis quer ambientalmente quer socialmente, ao embalamento 100% reutilizado ou à escolha do transporte para as nossas encomendas, tudo são pequenas e grandes escolhas que desde o início acreditámos fazerem a diferença e contribuir para um padrão de produção e consumo mais sustentáveis dentro e fora da loja.
13. Ação Climática
Para além de contribuir com a sua missão para esta causa, a Do Zero vai apoiando também vários projetos que trabalham neste sentido, como através do apoio à VERDE e à OceanAlive em 2022, ou da utilização de lucro para investimento em Impacto (climático) na GoParity (desde 2022 até aos dias de hoje).
14. Proteger a Vida Marinha
Para além de vendermos produtos que utilizam plásticos retirados dos oceanos e sacos de recolha de microplásticos para lavagem de roupa, realizámos, em 2021, uma doação à cooperativa Ocean Alive Org que protege o oceano, especialmente as pradarias marinhas, através da formação e capacitação de mulheres da comunidade piscatória – as Guardiãs do Mar.
15. Proteger a Vida Terrestre
Como premissa base, escolhemos e valorizamos marcas e produtos feitos de materiais que exijam menos recursos da terra (madeiras recicladas, algodão orgânico, deadstock, materiais uplycled). Para além disto, realizámos, em 2021, uma doação à VERDE que realiza proteção e conservação integrada da Natureza, incluindo a proteção de árvores de grande porte – os Gigantes Verdes.
17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Todas as nossas parcerias existem no sentido de contribuir e servir mais e melhor todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que sentimos estarem alinhados e dentro daquilo que é a missão e projeto da Do Zero.
Projetos e Associações com quem temos parcerias
– Go Parity: projeto de investimento de impacto para o qual reverte uma parte de cada encomenda que é realizada na nossa loja.
– Puranna: marca de produção têxtil através de deadstock com várias coleções Puranna x Do Zero desenvolvidas.
– Reshape: projeto de inserção de reclusos e ex-reclusos na sociedade e mercado de trabalho através da capacitação individual e desenvolvimento de peças em cerâmica.
– The Greatest Candle: produção de velas através de óleo alimentar usado, dando-se utilidade a um dos produtos mais contaminantes para os nossos oceanos.
– The Loop Company: empresa de greentech com enfoque na circularidade, com quem desenvolvemos um sistema inovador de embalagens circulares para o granel alimentar.
– Torres Novas: produção nacional de toalhas em quatro tamanhos diferentes com 35% algodão reciclado e 65% algodão orgânico.
Projetos e Associações a quem já fizemos doações
– Amal Soap: projeto que apoia mulheres sírias refugiadas na sua inserção social e mercado de trabalho através da produção de sabonetes à base de azeite.
– Ocean Alive: cooperativa dedicada à proteção do oceano, e em específico das pradarias marinhas do estuário do Sado, pela comunidade local.
– Just a Change: projeto que realiza a reabilitação de casas deterioradas para pessoas em situações vulneráveis e de carência financeira.
– Reshape: projeto que contribui para inserção de reclusos e ex-reclusos na sociedade e mercado de trabalho através da capacitação individual e desenvolvimento de peças em cerâmica.
– Semear: associação que contribui para a inserção de pessoas que sejam portadoras de deficiência na sociedade e mercado de trabalho.
– VERDE: associação para a conservação integrada da Natureza.
Em Portugal ainda há um grande caminho a percorrer, mas acreditamos que estamos no caminho certo e, por isso, todos os meses vamos partilhar 1 ou mais projetos portugueses que estejam a ter um impacte admirável, e que se encontrem diretamente relacionados com cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Referências
Nações unidas – https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
BCSD Portugal – https://ods.pt/ods/
Loja do Zero – https://do-zero.pt/as-nossas-parcerias/
Amal: https://www.amalsoap.com/
Go Parity: https://goparity.com/pt-pt
Justa a Change: https://justachange.pt/
Ocean Alive: https://www.ocean-alive.org/
Puranna: https://www.purannaeco.com/
Reshape: https://reshape.org/ & https://www.reshapeceramics.com/
Semear: https://semear.pt/
The Greatest Candle In The World: https://www.thegreatestcandle.com/
The Loop Company: https://www.theloop.pt/
VERDE: https://www.verde-associacao.pt/
0 Comments for “Do Zero x Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”