25/10/2020

Fertilizantes na horta

A maravilha de ter uma horta é de ver a Natureza a funcionar em pleno. O desperdício alimentar que é inevitável, depois de ter feito tudo o que podíamos por reduzir, pode dar origem a nova comida, através de compostagem. Lavoisier tinha toda a razão: “Na Natureza, nada se perde, tudo se transforma”. Como sei […]

A maravilha de ter uma horta é de ver a Natureza a funcionar em pleno. O desperdício alimentar que é inevitável, depois de ter feito tudo o que podíamos por reduzir, pode dar origem a nova comida, através de compostagem. Lavoisier tinha toda a razão: “Na Natureza, nada se perde, tudo se transforma”.

Como sei que muitos não fazem compostagem em casa, hoje deixo mais uma maneira de aproveitar restos de alimentos na horta, para fertilizante, SEM PRECISAR DE FAZER COMPOSTAGEM. A horta (ou, melhor, a terra da horta), precisa de nutrientes. Quando a terra não tem os nutrientes de que as culturas necessitam, podemos adicioná-los. Por isso, deixo 3 ingredientes geralmente descartados nas nossas cozinhas, que dão excelentes fertilizantes.

Borras de café

Têm os 3 nutrientes principais para as hortas (Azoto, Potássio e Fósforo). Aumenta a acidez dos solos.

Basta deixar arrefecer e colocar por cima do solo, regando e remexendo para misturar com a terra.

Casca de banana

Acrescentam sobretudo potássio, também adicionam fósforo, cálcio e magnésio às plantinhas.

Deixo a receita da Susana (@cultivosdacaseiro), que foi a primeira que experimentei.

Basta ferver 6 cascas de banana durante 5 minutos, num litro de água. Arrefecer, coar (para tirar as cascas, que depois podem ir para o compostor, se tiverem) e diluir um litro do “chá de casca de banana” em 2 litros de água antes de aplicar na horta.

Casca de ovo

Acrescentam sobretudo cálcio (pode ser importante complementar as borras de café com cálcio, se o solo ficar muito ácido)

Basta remover a pele interior das cascas de ovo e deixar secar. Depois triturar bem e aplicar à volta da planta, regando de seguida, para o cálcio descer até à raiz da planta.

Para quem gosta de hortas e não sabe por onde começar, tenho um workshop muito simples, mas completo sobre hortas urbanas (link na bio) e recomendo também muito o livro “Uma Horta em Casa”, a página @cultivosdacaseiro e @aciencistaagrícola. Enjoy!

Conhecem mais alguma “mezinha” para reaproveitar restos de alimentos para fertilizar a horta (para além da compostagem, claro)?

Artigo original do Instagram AQUI

0 comentários em "Fertilizantes na horta"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *