25/10/2020

É na cozinha que podemos fazer mais pela sustentabilidade

Se tivesse de escolher UMA zona da casa onde podem mitigar muito o impacto, seria a cozinha (não é por acaso que um dos meus primeiros workshops foi o “Cozinha do Zero”). Na cozinha podem:

Foquem-se na cozinha.

Sinto que me repito imenso, mas das centenas de mensagens que recebo diariamente, percebo que é preciso mesmo repetir-me.

Ninguém muda a vida de um dia para o outro. Ninguém é perfeito e ninguém consegue viver uma vida sem impacto. Respiramos, logo, impactamos. É mais ou menos isto.

Se tivesse de escolher UMA zona da casa onde podem mitigar muito o impacto, seria a cozinha (não é por acaso que um dos meus primeiros workshops foi o “Cozinha do Zero”). Na cozinha podem:

– Recusar produtos descartáveis, como película, papel vegetal e de alumínio (podem substituir por beeswrap, recipientes com tampa, tapetes de silicone para forno…)

– Reduzir o desperdício alimentar

– Reduzir o lixo gerado (comprando a granel, bebendo chá em folhas e café sem cápsulas…)

– Reduzir o consumo de energia, ligando apenas o forno quando forem fazer vários pratos, mantendo o frigorífico bem limpo e arrumado, preenchendo bem o congelador.

– Reutilizar água (a de aquecer o banho serve para cozinhar, a de cozer massa pode ser utilizada para passar louça difícil por água antes de ir à máquina, se acharem que é estritamente necessário, reutilizar água de cozer leguminosas para sopas…)

– Repensar a lavagem da louça – idealmente lavem na máquina, no modo eco. A que tiver de ser lavada à mão, pode ser lavada com sabão próprio (uso da @mindthetrash) ou detergente comprado a granel (temos da @ecox, embora não seja consensual cá por casa. Eu gosto, o João nem por isso)

– Repensar a alimentação, escolhendo fazer uma dieta de BASE vegetal (antes que me queiram matar, ouçam o podcast ou leiam os posts que fiz sobre este assunto, não estou a pedir nada de difícil, juro)

– Reciclar (e compostar, para os mais dedicados) – cá em casa considero que fazemos muita coisa bem e ainda assim temos sempre de reciclar alguma coisa. Imagino que numa casa onde se compre menos vezes a granel, exista ainda mais necessidade de reciclagem!

A cozinha é um mundo no que diz respeito à sustentabilidade. Mudando os nossos hábitos nesta divisão da casa, mudamos grande parte do nosso impacto ambiental.

Na cozinha, que dificuldades ainda sentem? E o que já conseguiram mudar?

Link para o post do Instagram – AQUI

4 comentários em "É na cozinha que podemos fazer mais pela sustentabilidade"

  • Ângela
    02/11/2020 ás 02:23

    Será que nós reciclamos em casa? Não. Fazemos a separação do lixo (que será levado para ser reciclado). Certo? 🙂 Já tinha pensado nisso num dos podcasts que ouvi. A propósito: podcasts 5 estrelas!! 10 estrelas!! Mas é tanta informação que se tem de ouvir mais do que uma vez. Lol

    Responder
    • 02/11/2020 ás 08:49

      Boa questão! Separamos em casa para depois ser reciclado, sem dúvida 🙂

      Responder
  • Eduarda
    08/12/2020 ás 18:36

    Olá Catarina! Gosto muito de seguir a sua conta no instagram. Será que podia falar um pouco mais sobre o facto de devermos aproveitar o forno para fazer vários pratos uma vez que precisamos de o ligar? Obrigada, um beijinho.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *