25/10/2020

Cosmética (mais) responsável – KLORANE

Presente em praticamente todo o país, a Klorane é a prova de que uma marca de grandes dimensões pode fazer bem ao planeta.

Este artigo tratou-se de uma parceria com a Klorane para o Instagram. A parceria não incluía divulgação aqui no site, mas por se tratar de informação útil, decidi colocar na mesma.

Não é a primeira vez que ouvem falar de Klorane por aqui. Nem será a última. O motivo é simples: a Klorane é, provavelmente, uma das marcas que mais gostei de descobrir, quando trabalhei nos laboratórios Pierre Fabre (dos quais já falámos há uns posts atrás!). Presente em praticamente todo o país, é a prova de que uma marca de grandes dimensões pode fazer bem ao planeta – leiam o que deixo abaixo para ficarem a conhecer algumas das iniciativas da Klorane que mais me impressionam.

Klorane Botanical Foundation e UNESCO

No Senegal, a Klorane Botanical Foundation, em parceria com o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CRNS), assegura a plantação de 10.000 tamareiras do deserto por ano. Esta ação contribui para a reconstituição do revestimento vegetal e proporciona uma fonte sustentável de comida e rendimento para as populações locais. 2 ações consideradas pela UNESCO como exemplos emblemáticos de educação para o desenvolvimento sustentável no âmbito do programa “UNESCO Green Citizens, torna-te pioneiro da mudança”.

Combate à desflorestação na Amazónia

Em parceria com o Instituto Beraca (ONG Brasileira) a Klorane Botanical Foundation envolveu-se no combate à desflorestação na Amazónia ao promover a transmissão de conhecimentos entre duas comunidades: a experiente comunidade de Santa Luzia e a inexperiente e isolada comunidade de Bela Aurora. As técnicas de agrossilvicultura (que associa diversas plantas nativas complementares para proteger o ecossistema e valorizar a diversidade vegetal e alimentar) e a valorização sustentável do Cupuaçu (pequena árvore da família do cacaueiro, cujo fruto é localmente usado para diversos fins), permitem um consumo integral do fruto (sementes, polpa…) e são partilhadas para melhorar a vida diária destas famílias.

Combate à erosão da biodiversidade

A erosão da biodiversidade é, infelizmente, conhecida há já muito tempo. Há 25 anos que a KLORANE BOTANICAL FOUNDATION age em prol da proteção do património vegetal. O programa “Graine de Botaniste” permitiu sensibilizar mais de 600 000 crianças em todo o mundo desde a origem da
fundação. Todos os anos são disponibilizados recursos educativos no âmbito da botânica aos professores do ensino básico que desejem mostrar a natureza às crianças. A iniciativa é complementada com oficinas de criação de herbários, saquetas de sementes e jardinagem.

Preservação da água

Sabendo a importância da água e percebendo que muita da água que utilizamos fica contaminada, a Klorane Botanical Foundation, em parceria com o Laboratório de Química Bio-Inspirada e Eco-Inovação (Centro Nacional para a Pesquisa Científica na França), está envolvida num ambicioso programa ecológico de despoluição do Rio Vis, contaminado por metais pesados provenientes de uma antiga mina. As propriedades das raízes da menta aquática, utilizada pela Klorane numa das suas gamas capilares, são aproveitadas para a captação de metais pesados, como o chumbo, o zinco ou o cádmio.

Resíduos de produção

Os Produtos Klorane são fabricados em França por uma caldeira de biomassa que converte 99% dos resíduos em energia. Desde o cultivo até à fórmula para enxaguar biodegradável, incluindo o design das formulações preservadas, todos os produtos são preservados em embalagens recicláveis e com, pelo menos, 25% de material reciclado, de modo a promover a reutilização de recursos e minimizando o impacto ambiental.

Lembram-se de prometer que vos diria, quando pudesse, qual era a gama nova que estava a usar e com a qual estava a sentir verdadeiras diferenças na minha pele? Segredo desvendado! Ora, para além de a marca ser muito responsável, estreou-se agora nos cuidados de rosto e, da minha experiência, começou bem, com uma rotina simples e eficaz. 3 produtos para mim são assim o número perfeito. Sérum, seguido de creme. Um de dia, um de noite. São 10 segundos de manhã e, podiam ser 10 segundos à noite, mas alongo-me sempre um bocadinho. Casa silenciosa, Graça a dormir… acabo por ficar ali uns minutos numa auto-massagem que me tem sabido pela vida.

É uma gama pensada especificamente para pele cansada e com necessidade de hidratação. Se calhar é por isso que funciona tão bem comigo… é que não podia ser mais adequada à minha vida. Ando sempre a mil, sempre a trabalhar ao computador, tantas vezes fora de horas, sem dormir decentemente à noite (porque… Graça!). Sabem que não sou a maior consumidora de cremes e mais cremes, mas vou dar o meu melhor para vos explicar o que melhorou na minha pele (com uma ajuda do João): sinto a pele mais… elástica (malta de beleza, peço desculpa se estou a dar calinadas) e deixou de repuxar minimamente. E à custa de não repuxar tanto ou não estar tão seca, noto menos as imperfeições. É como se estivesse mais uniforme.

Nem todos terão filhos que não dormem, ou trabalhos que consomem 30 horas por dia mas, para quem tem um estilo de vida semelhante ao meu, fica a dica de uma gama que me apaixonou, de uma marca que considero muito responsável. Espero que gostem tanto quanto eu!

Post original do Instagram AQUI

0 comentários em "Cosmética (mais) responsável – KLORANE"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *