26/10/2020

Caldo de legumes caseiro

Já me ouviram por aqui dizer que faço caldo de legumes em casa. É uma das melhores maneiras para aproveitar cascas e também legumes que ficam mais esquecidos no frigorífico (restos que não foram nas receitas, porque por muito que se compre a granel, se o alho francês pesa 300gr e a receita pede 200gr, […]

Já me ouviram por aqui dizer que faço caldo de legumes em casa. É uma das melhores maneiras para aproveitar cascas e também legumes que ficam mais esquecidos no frigorífico (restos que não foram nas receitas, porque por muito que se compre a granel, se o alho francês pesa 300gr e a receita pede 200gr, sobram 100gr).

Há dois tipos de caldos de legumes que se podem fazer e deixo a receita para ambos (faço na Bimby, mas é facilmente adaptável para uma panela e triturador):

Caldo de legumes em cubos, com legumes (que sobraram de receita) e que se usam como os caldos em cubos convencionais que se compram no supermercado. São super concentrados e costumam levar sal e especiarias para temperar a comida.

Está a receita abaixo. Podem guardar em pasta, no frigorífico, se forem usar tudo nessa semana. Se preferirem mais parecido com os de compra, é colocar em cuvetes de gelo e levar ao congelador. Depois é direto da cuvete para a panela, quando precisarem de usar.

Caldo de legumes líquido, com cascas de legumes (que foram utilizados em receitas, sem casca) e que servem para substituir a água em receitas como sopa, risotto, estufados…

Receita abaixo. Depois de fazer o caldo, as cascas vão para o compostor e o líquido vai a congelar em frascos. Não recomendo muito nesta receita congelar em cuvetes porque o líquido não é tão intenso como os caldos de compra. Ou seja, não sinto que um caldo destes substitua um de compra. Este é equivalente à diluição de um caldo de compra nuns 250ml de água, por isso usaria os 250ml deste caldo quando pedem um caldo diluído na receita.

Alguém tem receitas diferentes de caldos caseiros que queira partilhar? Sou naba na cozinha, estes meus são muito básicos!

Nota: há maneira de aproveitar as cascas sem que tenham de ir para o lixo. Em receitas de chips por exemplo. Mas nem sempre compensa ligar o forno para fazer batatas, por isso às vezes há sobras de cascas e mais vale aproveitar para caldos do que ir logo para o lixo.

Post original do Instagram AQUI

0 comentários em "Caldo de legumes caseiro"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *