26/10/2020

Apps para uma vida mais sustentável

Sei que partilho as coisas de tempos a tempos nos stories e fica muito disperso para alguns. Tenho as apps que mais uso nesta vida de combate ao desperdício aqui no site, mas acho útil deixar também aqui neste post, mais aprofundadamente, para uma pesquisa mega rápida. São apps gratuitas, sem as quais já não […]

Sei que partilho as coisas de tempos a tempos nos stories e fica muito disperso para alguns. Tenho as apps que mais uso nesta vida de combate ao desperdício aqui no site, mas acho útil deixar também aqui neste post, mais aprofundadamente, para uma pesquisa mega rápida. São apps gratuitas, sem as quais já não vivo (ou com a quais vivo melhor, vá) ou apps que, embora não use muito, considero úteis ou, de algum modo, importantes.

No meu Peoople (link AQUI) há um álbum só com apps, onde encontrarão todas as apps com link direto.

Gostava MUITO que me deixassem mais sugestões nos comentários. Assim, aprendemos todos. Alguma app absolutamente incrível de sustentabilidade que faça sentido ter no telemóvel?

OLIO – Uma aplicação maravilhosa, mas muito pouco conhecida e utilizada ainda (vamos mudar isso?). A OLIO serve para, nada mais nada menos, partilharmos a comida (hoje em dia também tem não perecíveis) que temos a mais com os nossos vizinhos. Imaginem que têm uma árvore de fruto que dá imeeeeeeensa fruta. E não sabem o que fazer com tanta coisa. Colocam na aplicação para quem quiser ficar com alguma dessa fruta combinar convosco e ir levantar. Da mesma maneira, se estiverem em casa a navegar pela OLIO, podem ver o que estão a dar perto de vocês e combinar para irem buscar. É tudo gratuito. Não serve para vender nada. Só para doar.

NoWaste – A aplicação perfeita para quem nunca sabe o que tem de comida em casa. No nossos caso, como temos uma arca congeladora no piso de baixo, dá muito jeito utilizar esta aplicação para saber o que existe sempre nessa arca. Também quando fazemos o planeamento semanal, ajuda ver logo na app tudo o que temos (para não comprar a mais e poder escolher receitas com o que existe em casa). Só existe para iOS.

Sharewaste – Perfeita para quem não tem como fazer compostagem doméstica nem tem acesso a compostagem industrial. Nesta aplicação, encontram pessoas perto de vocês que façam compostagem e a quem podem doar os vossos resíduos orgânicos.

TooGoodToGo e Phenix – funcionam de modo semelhante: por um valor simbólico, temos direito a uma caixa surpresa com comida que não foi vendida nesse dia, em estabelecimentos como cafés, restaurantes, mercearias e até supermercados.

WasteApp – Não sabem em que ecoponto se coloca a embalagem do leite? Pesquisem na aplicação. Um eletrodoméstico? Pesquisem na aplicação. Cadáveres de animais? Pesquisem na aplicação. Percebem a ideia, certo? Ficamos combinados que, a partir de agora, em vez de me enviarem mensagens a perguntar onde colocar resíduo x, pesquisam na aplicação?

Capture – Tenho usado esta app desde Agosto e estou a tomar-lhe (muito) o gosto. Permite calcular o nosso impacto carbónico (sobretudo da alimentação e viagens) e realizar o offset das nossas emissões, através de apoio a diferentes projetos de conservação florestal, plantação de árvores ou de desenvolvimento de energia renovável. Podemos escolher qual apoiar e fica mesmo muito em conta realizar o nosso offset. Para terem uma ideia, para fazer offset dos 200Kg de CO2e que a aplicação estima que eu gere por mês, necessito de pagar cerca de 2-4 dólares.

Miio – Ainda não tenho de usar esta, porque não tenho carro elétrico. Espero ter num futuro não muito longínquo. Mas, para quem tem, é muito útil. Serve para planear viagens de modo a encontrar estações de carregamento pelo caminho.

Ecosia – É um motor de busca normal, mas… faz crescer árvores! Com a nossa pesquisa, a Ecosia planta árvores onde elas mais são necessárias (quer ambiental, quer socialmente falando).

SeefoodwatchUma aplicação útil para quem come peixe e marisco, já que ajuda a escolher peixe e marisco que tem o mínimo impacto possível na saúde dos oceanos, permitindo a regeneração das espécies. Podem pesquisar por espécie e ver de onde é melhor escolher cada espécie. Por exemplo, bacalhau do Pacífico apanhado no Alasca é considerado uma boa escolha, ao passo que Bacalhau do Pacífico apanhado por frotas Japonesas ou Russas é marcado como “a evitar”. Esta aplicação foi desenvolvida pelo Aquário de Monterey Bay (Austrália). O “nosso” Oceanário de Lisboa tem também no site um cartão SOS Oceanos onde podemos ver que espécies da costa portuguesa devemos evitar. Só não tem em app.

GoParityUma aplicação de investimentos exclusiva para projetos relacionados com sustentabilidade.

BlaBlaCar – dispensa apresentações, penso. Serve para dividir carro com alguém que esteja perto de nós e vá para o mesmo destino. Ajuda a poupar dinheiro na viagem e… a reduzir o impacto carbónico por pessoa dessa viagem!

Post original do Instagram AQUI

2 comentários em "Apps para uma vida mais sustentável"

  • Teresa Freitas
    02/11/2020 ás 19:10

    Gostei de conhecer as várias aplicações, são muito interessantes

    Responder
  • Pedro
    04/11/2020 ás 17:37

    Obrigado! É propagar estas ideias e ações pela maior percentagem possível de pessoas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *