15/07/2019

Recursos importantes

As apps e sites a que mais recorro, para me informar melhor e evitar o máximo de desperdício possível.

Na demanda pela redução do desperdício, cruzei-me com alguns recursos que se tornaram indispensáveis na minha vida. Nesta página encontrarão os mais importantes (os que utilizo mais). Se surgirem novos recursos, colocá-los-ei por aqui, portanto esta página vai sendo actualizada!

Há 3 apps que estão sempre na minha página principal do telemóvel e que são muito úteis para quem quer minimizar o desperdício ou saber descartar corretamente os resíduos:

Waste App

É uma app desenvolvida pela QUERCUS. Muito útil para ajudar a tirar dúvidas sobre onde colocar alguns produtos de modo a que sejam reciclados. Uma das grandes vantagens desta app é que mostra o local de depósito do produto mais perto de nós, uma vez que funciona com geolocalização. Não sabem onde deixar roupa, aparelhos eletrónicos, pneus…? Procurem na WasteApp.

Share Waste

Não é uma app Portuguesa, mas funciona bem em Portugal. Através desta app podem encontrar pessoas perto de vocês que tenham ou aceitem resíduos orgânicos para compostagem. Por exemplo: eu não faço compostagem em casa, mas através desta APP encontrei que faz perto de mim, portanto vou lá deixar os meus resíduos orgânicos que essa pessoa aceita (no meu caso, perto de mim não há ninguém que aceite citrinos e cebolas – porque fazem vermi-compostagem. Estas indicações estão escritas na app) e depois essa pessoa faz a compostagem, convertendo os resíduos orgânicos (que, de outro modo, iria para o lixo comum) e converte-os em fertilizante. Se fizerem compostagem, podem inscrever-se na app enquanto coletores de resíduos, para que pessoas à vossa volta possam ir ter convosco e deixar o seu lixo orgânico!

Olio

Uma app muito muito interessante, porque impede que toneladas de alimentos sejam desperdiçados. Imaginem que têm em casa 20 bananas a amadurecer (porque compraram a mais ou alguém vos deu…) e que sabem que não vão conseguir comer as 20 bananas antes de se estragarem. Colocam na app que têm bananas a mais e alguém perto de vocês pode ir buscá-las! Pode ser um recurso muito útil caso façam, por exemplo, dumpster diving (se não sabem o que é, vejam o Instagram da Anna!)

Outro recurso muito muito útil é o site A Granel. Foi realizado pela Ana Milhazes e pela comunidade Lixo Zero Portugal. Neste site podem encontrar todas as lojas do país que vendem a granel. Para quem vive fora das grandes cidades, pode continuar a ser um desafio a compra a granel, mas muitas vezes existem lojas perto de nós e nem sabemos. Vale a pena dar uma vista de olhos e ir vendo o que abre “à nossa volta”.

7 comentários em "Recursos importantes"

  • Beatriz
    17/07/2019 ás 09:49

    Obrigada pelas dicas. Vou já fazer download da OLIO irá dar muito jeito!

    Responder
    • Susana
      18/07/2019 ás 06:01

      Adorei

      Responder
  • Joana Santos
    21/08/2019 ás 07:44

    Obrigada! Adorei as ideias! Vou fazer download.

    Responder
  • 30/08/2019 ás 16:26

    […] “por onde começar”. Até à data, estava a remeter toda a gente para o artigo dos recursos importantes ou da cozinha Zero Waste. Mas fazia falta um artigo mais genérico. Com um step-by-step ou um […]

    Responder
    • Outra Catarina
      06/09/2019 ás 19:46

      É incrível a diferença na oferta entre o Porto e Lisboa! No centro do Porto só há uma pessoa na ShareWaste (!) e ainda assim fica longe para mim :'( Estou ansiosa por ver o que vais escrever/dizer sobre compostagem. Ainda não encontrei o método ideal para a minha situação (vivo num estúdio…). Obrigada por tudo o que partilhas! 🙂

      Responder
      • 09/09/2019 ás 21:14

        Pois, já tenho tido esse feedback 🙁 Tenta ver junto dos produtores do Porto/Gaia, se aceitam resíduos. Pode ser que sim. De qualquer modo, em breve falo de compostagem!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *