04/07/2019

Bicabornato de Sódio

Nesta demanda por um mundo mais sustentável, uma das coisas que tenho vindo a aprender é que os melhores aliados são os produtos que dão para mais do que uma coisa. Um dos melhores exemplos de produtos multi-funções que uso é o bicarbonato de sódio.

Tenho sempre guardado na gaveta da cozinha um frasco de bicarbonato de sódio que compro a granel e, ultimamente, como sou preguiçosa, deixo também um frasquinho mais pequeno na casa de banho! Deixo-vos abaixo algumas formas para utilizar este pó maravilha (vão ver que conseguem substituir muitos produtos através do bicarbonato de sódio!):

  • Para branquear a roupa. Uso muito na casa de banho para manter os pensos reutilizáveis e os discos desmaquilhantes branquinhos. Também uso nas toalhas de jantar, para retirar nódoas de vinho/sumo/molho de tomate. Esfrego sempre bem as nódoas com sabão anti-nódoas (sabão de Marseille funciona lindamente) e depois despejo bicarbonato de sódio em cima dos “tecidos” humedecidos e deixo a curar pelo menos 24h, até o pó ficar num aglomerado que cai em “blocos” quando mexemos no tecido. O perborato de sódio é melhor do que o bicarbonato para branquear tecidos, mas não o consigo encontrar a granel, portanto uso o bicarbonato e funciona.
  • Para higienizar a sanita: juntar ácido cítrico, bicarbonato de sódio, uma colher de qualquer detergente (uso o multiusos da EcoX) e umas gotas de óleo essencial (os cheiros frescos são os melhores para sanitas, na minha opinião). Mexer tudo bem até ficar uma pasta, colocar em couvetes de gelo e deixar que a pasta seque de um dia para o outro. Depois basta tirar os cubinhos da couvete e deitar na sanita. Substitui um WcPato 😉
  • Esfoliante. Por ser antibacteriano, antifúngico e antissético, o bicarbonato de sódio ajuda-me muito com a pele do rosto (tenho muita tendência a inflamações de borbulhas – a minha pele tem tendência acneica). Como disse num post sobre as borras de café, utilizo apenas 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, misturada em 1/4 de chávena de chá de borras de café com 1 colher de sobremesa de óleo de jojoba. Atenção: isto funciona na MINHA pele. Experimentei várias receitas até chegar a esta, que é de longe a melhor para mim. O óleo de jojoba, por não ser comedogénico, não “bloqueia” os poros da minha pele – o óleo de coco é péssimo para mim, por exemplo. Fico logo com muito acne.
  • Para picadas de mosquito! Faço muitas alergias a picadas e é muito comum ficar com babas enormes. Da última vez que isto aconteceu, juntei dois “ingredientes” milagrosos: vinagre e bicarbonato de sódio. Usava o vinagre para limpar a área e fazia à noite uma pasta espessa com água e bicarbonato de sódio. Se estiver muito agressivo, experimentem “esfregar” um dente de alho na zona inflamada antes.
  • Problemas de digestão: sendo um excelente anti-ácido, podemos usar o bicarbonato de sódio misturado em água para diminuir azia e refluxo. Sabem aqueles pós “Eno” que se compram nas farmácias? É basicamente bicarbonato de sódio com aromas.

Estes são os usos que já dei pessoalmente ao bicarbonato de sódio. Há mais usos de que ouvi falar mas que nunca experimentei: banhos de assento para infeções urinárias, branquear dentes (atenção ao esmalte! O bicarbonato de sódio retira esmalte – tudo o que branqueia tem esta consequência – e o esmalte dos dentes é muito importante para prevenir cáries!), gargarejos para irritações na garganta, detergentes… há todo um mundo de receitas por essa internet fora que usam bicarbonato de sódio e que ainda não experimentei, porque não senti necessidade de o fazer. Os 5 usos que já dei foram aqueles que efetivamente utilizo e desses posso dar feedback: o bicarbonato de sódio é um dos queridinhos cá de casa e quando o frasco vai a menos de metade já começo a planear a próxima compra!

0 comentários em "Bicabornato de Sódio"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *